Ata de Defesa

Uma semana após sua defesa, aproximadamente, você deve comparecer ao Serviço de Pós-Graduação para retirar sua Ata de Defesa, devidamente homologada pelo Presidente da Comissão de Pós-Graduação. Esse é um documento que comprova a obtenção de seu título enquanto seu Diploma não fica pronto.

Se você residir fora da cidade de São Paulo, envie uma mensagem para o email docposfflch@gmail.com e solicite o encaminhamento de sua Ata pelo correio.

Entrega da Versão Corrigida da Dissertação ou Tese (em PDF)

** Não é mais preciso entregar o exemplar impresso de capa dura **

Conforme Resolução CoPGr 6018, de 13 de outubro de 2011 , passa a ser permitido, aos alunos aprovados nas defesas de Mestrado ou Doutorado,  a entrega de uma versão corrigida dentro do prazo máximo de 60 (sessenta) dias, a contar da data da defesa.

A entrega da versão corrigida não é obrigatória e fica a critério do Orientador e do orientado, no entanto entendemos que se torna indispensável caso o aluno tenha recebido sugestões de correção por parte da banca examinadora no momento da defesa.

Abolimos a entrega do CD, em lugar disso, você deve enviar um email para trabalhoempdf@gmail.com com cópia para  pcdfflch@usp.br

No campo assunto você coloca "Enviando exemplar corrigido da Dissertação ou Tese.... (seu nome completo)".

Você deve anexar 2 arquivos:

a) Texto completo da Dissertação ou Tese em formato PDF. Salvar esse arquivo como (obrigatório): "Exemplar Corrigido da Dissertação/Tese em PDF de ... (seu nome completo)"

b) Informar seu nome, telefone, email e o título do trabalho em inglês. Salvar esse documento em WORD com o nome (obrigatório): "Meus Dados - ... (seu nome completo)"

Na versão em PDF é obrigatório constar:

a)  O "de acordo" do Orientador na folha de rosto (com data e assinatura):

b) A indicação explícita e destacada na capa do exemplar na folha de rosto, de que se trata da versão corrigida.

c) Ficha Catalográfica

De acordo com o Artigo 6º da Resolução CoPGr 6018, o título do trabalho não pode ser alterado, a não ser por sugestão da banca examinadora,  na sessão de defesa, no momento da deliberação da defesa. Esse novo nome já será corrigido na Ata de Defesa e constará de todos os documentos do aluno. Nesse caso, será obrigatório a entrega da versão corrigida, com o nome alterado. Em nenhum outro momento o nome do trabalho poderá ser alterado.

Se for necessário, por motivos absolutamente excepcionais, você pode pedir uma prorrogação (apenas uma vez). Os procedimentos para a entrega de pedidos de prorrogação do prazo para entrega do exemplar corrigido, são os seguintes:

a) Enviar um email para: o Presidente da Comissão de Pós-Graduação, Prof. Edelcio Gonçalves de Souza (edelcio.souza@usp.br) com cópia para a Biblioteca (pcdfflch@usp.br), solicitando a prorrogação.

b) Nesse email você deve colocar obrigatoriamente (no corpo do email, não é para anexar nenhum documento): nome completo, data da defesa, justificativa e tempo pretendido de prorrogação.

Expedição do Diploma

A previsão de entrega do Diploma é de, aproximadamente, 120 dias, a contar da data da defesa. A retirada do diploma deve ser feita de forma presencial pelo próprio interessado ou por outra pessoa por ele autorizada por escrito. A autorização ficará retida. Não enviamos diplomas pelo correio ou escaneado por email.

Entraremos em contato, por email, caso esteja faltando algum documento, MAS VOCÊ PODE AGILIZAR A EXPEDIÇÃO DO SEU DIPLOMA, ENTREGANDO NO MOMENTO DO DEPÓSITO:  cópia do RG atualizado e diplomas (Bacharel, Licenciado, Mestrado)

Não avisamos quando o diploma fica pronto, assim, pedimos que após esse prazo de 60 dias, o aluno entre em contato conosco.

Como pedir a 2ª via do Diploma de Mestre ou Doutor

De acordo com a Resolução 5930, de 11/07/2011, a solicitação de 2ª via de Diploma poderá ser feita em casos de modificação de dados de registro civil, extravio, dano ou destruição da 1ª via. A documentação a ser entregue é a seguinte:

1. Requerimento dirigido a diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (Profª. Drª. Maria Arminda do Nascimento Arruda), contendo as seguintes informações:

a) Relato da ocorrência, contendo a assinatura e número do RG e CPF de, pelo menos, duas testemunhas, devidamente qualificadas, preferencialmente ocupante de cargos públicos;)

b) Assinatura e qualificação do requerente

2. Comprovação da publicação (pode ser original ou cópia) do extravio do diploma, em órgão de imprensa de grande circulação do Município de São Paulo (local da Instituição que emitiu o diploma), com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias em relação à entrega do pedido.

3. Documentos a serem Anexados ao pedido:

a) Cópia do RG (não pode ser CNH)

b) Diploma original danificado, quando for o caso;

c) Comprovante de pagamento de 2ª via de registro (R$ 150.00) – O pagamento deverá ser feito na tesouraria desta Faculdade (FFLCH).

O prazo para a expedição da 2ª via é de, aproximadamente, 04 meses.